sexta-feira, 3 de julho de 2009

Nossas terras têm palmeiras…e quais outras não há?

O Dicionário da Língua Portuguesa Caldas Aulete define como bairrista “todo aquele que considera exageradamente os interesses da sua cidade ou estado e menospreza ou hostiliza os demais”. Como é notório na definição semântica, o bairrismo não pode ser considerado uma virtude, nem muito menos uma obrigação.

Como nordestinos – e potiguares – somos educados a “reconhecer” que tudo o que temos e/ou fazemos, não deve em nada aos demais estados. Logo somos “obrigados” a consumir o que é nosso, uma vez que estamos em pé de igualdade com as outras estrelas da flâmula nacional. Pois bem, acho esse pensamento deveras medíocre, retrogrado e provinciano.

Seria até aceitável tais atitudes, se ainda vivêssemos em uma colônia portuguesa, isolados do “Velho Mundo”, aí sim, teríamos – talvez – que consumir o que é nosso, e até supervalorizá-lo em detrimento de outros, pois o acesso seria – em sua maioria – restrito as produções da própria colônia.

Pois bem… Cá estamos em pleno século 21, ainda com aquele espírito provinciano de “da terra da gente”. Devemos consumir algo pelo simples fato daquilo ser bom, ter qualidade, ser aprazível e não por ser “nosso”. Serei cômico ao dizer que o único produto que não deveríamos consumir por não ser nosso seria os produzidos pelos nossos vizinhos, os marcianos, mas mesmo assim, habitamos a mesma galáxia, e agora? O que fazer? Pra onde foi todo o bairrismo?

Diante da Internet, do Google, da Globalização, não existe mais espaço para bairrismos. De fato devemos dar visibilidade aquilo que está escondido, acanhado, mas não supervalorizar em detrimento dos demais. No caso da indústria cultural, isso pode ser até saudável para o artista, pois se o supervalorizamos por ser “nosso”, das duas uma: ou ele fica preso dentro do que é “dele” e não alça vôos maiores, ou simplesmente ocorre o oposto, alça vôos maiores acreditando – por nossa culpa – ser um tremendo de um gavião, enquanto não passa de um pobre galinho garnisé, que logo é abatido quando sai do seu galinheiro.

Concluo que lamentavelmente existe sim bairrismo no nosso “querido e amado” estado do Rio Grande do Norte, ou será que nunca ouvimos um “compre que é daqui”, “gente da terra da gente”, show com “artistas da terra”? Seria bem mais proveitoso se exorcizássemos o espírito provinciano dessas terras de Meu Deus, e com isso quem sabe passaríamos até a sintonizar alguma rádio dos “homenzinhos verdes”.

3 comentários:

  1. Nossa.. cada dia me orgulho mais do teu trabalho! Cada vez melhor.. mais evoluído.. mais experiente. Com tua identidade. Palavras novas.. deixando de lado a mesmice dos textos de blogs. [Tudo bem que foi de um trabalho.. mas é.. :P] É isso amor.. Parabéns. Pra quem fez em alguns poucos instantes.. está ótimo! Imagina se tivesse passado muito tempo :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigado minha pequena...! Você sabe o quanto seu incentivo é importante pra mim né? Beijos! TE AMO!

    ResponderExcluir
  3. rapaz, eu juro que vim aqui pra comentar teu texto. mas fiquei chorando com as trocas de carinhos ae! haha ;p

    boe, o blog tá fuderoso!

    abraaas!

    ResponderExcluir