quarta-feira, 15 de julho de 2009

Me da água, Jesus!

Na última igreja1 pela qual eu passei, soube de um ocorrido bastante curioso, e que somente agora – aproximadamente 3 anos depois – resolvi refletir sobre o fato.

Durante um culto de domingo, na salinha das crianças, as pequeninas faziam uma oração, liderada por uma menina de, mais ou menos, 3 anos, que de forma insistente repetia a seguinte frase:

-Jesus, me da água, Jesus!

-Jesus, me da água, Jesus!

-Por favor, Jesus, me da água!

Após o término da oração, a “tia” perguntou se a pequena estava com sede, e a mesma balançou a cabeça de forma afirmativa. A “tia” então levantou-se, foi até o bebedouro, e trouxe um copo com água para a “pequena samaritana” (alusão a João 4. 15 “Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.”), saciando, assim, a sede da menina.

Como já foi citado acima, poderíamos fazer uma alusão ao episódio da mulher samaritana, que se encontra com Cristo na fonte de Jacó. Mas gostaria de me ater a outra perspectiva.


Incansavelmente pedimos coisas a Deus - e com a nova onda dos decretos serviçais (onde quem é servo decreta ao seu Senhor o que este deve fazer-lhe), os pedidos se tornaram mais absurdos e mais frenéticos, adquirindo o status de ordenanças – e como se não bastasse pedirmos, limitamos, e exigimos a forma com que as coisas têm que acontecer.

Ao que me parece, alguns que se denominam cristãos, acharia mais provável, o Todo Poderoso mandar uma chuva dentro da salinha infantil, ou uma mangueira se materializar dentro da sala (juntamente com uma torneira), ou até mesmo um anjo aparecer com um balde nas mãos e dar a tão suplicada água para a pobre criança sedenta, do que a “tia” se sensibilizar, se levantar, colocar a água num copo, e servir a menina. Claro, Deus poderia fazer qualquer uma dessas coisas, mas onde estaria a nossa participação como co-herdeiros em Cristo? Será que ser co-herdeiro implica somente em uma atitude mesquinha e parasitária, perante o Corpo de Cristo, sugando todos os nutrientes e benefícios para si, sem se preocupar em contribuir para a manutenção deste Corpo?

Deus poderia ter feito tudo sozinho, mas não, a sensibilidade para ouvir a necessidade tão simples e óbvia, nesse caso, contribuiu para o bom serviço, por parte da “tia”, e a satisfação, por parte da criança. Sejamos, pois, então sensíveis, para ouvir a voz dos necessitados – mesmo que em alguns casos, os necessitados sejamos nós - e antes que façamos uma oração invocando a presença e a ação de qualquer criatura que seja - em uma clara atitude de abstenção - pensemos no que podemos ser úteis, como poderemos contribuir, como poderemos acrescentar e assim como a “tia” da salinha das crianças fez, abramos os olhos após ouvir as necessidades, e com a Graça de Cristo que nos foi dada, voltemo-nos para a ação, ainda que essa implique e resulte em um simples, mas eficaz, copo d'água.

PS: Essa história realmente aconteceu.

1Utilizei a palavra igreja referindo-me a instituição, e não ao seu sentido original, que quer dizer reunião de pessoas (do grego: Ekklēsía);

2 comentários:

  1. Opa!
    SIMPLESmente muito bom (Y)
    Um exemplo que pode ser visto como "simples", porém ao ser devidamente analisado, se torna "impecável" em sua crítica e veracidade.
    Muitos "cristãos", contam somente com a parte que Deus é todo poderoso ( completa verdade) e pode realizar seus desejos(se tiver de acordo com a palavra de Deus), mas não param para observar a real vontade de Deus. Claro, Deus esta pronto para abençoar seus filhos, mas deixemos de ser egoístas e hipócritas e sirvamos a Deus em amor, em espírito e verdade o adoremos sem buscar nossos próprios interesses. Adoremos (vivamos) para sua vontade, que a perfeita comunhão entre Deus e seus filhos, onde nos entregamos totalmente para sua vontade.

    E a foto... muito massa, podemos nos afogar com um balde de pedidos :P

    Mano, tá muito massa esse blog aqui "muitxodoido"(Y) Aquele Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Reflexão 3 anos depois? a ficha estava enganchada, ainda bem que caiu.. hahaha

    Muito boa a reflexão! muito bom relembrarmos que somos Corpo de Cristo, e portanto, Deus se movimenta através de nós, seus membros.

    Paremos de agir como crianças esperando bençãos, e mãos a obras!
    Afinal, somos servos, e servos servem para servir!
    ^^)

    ResponderExcluir