segunda-feira, 20 de julho de 2009

Forte dos Reis Magros


Recebi a visita de um amigo recifense, e senti-me envergonhado quando o levei para conhecer o famigerado Forte dos Reis Mag(r)os. Visitamos alguns compartimentos, muito deles vazios, o que é uma pena, pois poderiam ser ocupados com acervos históricos que pudessem enriquecer a visita. E se não bastasse a escassez de informações sobre o local - de incontável valor histórico - as poucas que ainda tinham estavam em papéis completamente mofados, rasgados, sem qualquer proteção e/ou cuidado. No banheiro, não havia água...realmente, era um forte muito engraçado, não tinha água, não tinha nada. Para onde estará indo o dinheiro destinado para a manutenção dos patrimônios históricos da cidade?
[verificar também: Marco de Santa Cruz da Bica]

9 comentários:

  1. Enquanto isso, Micarla está recebendo os nobres portugueses.. Será que ela os levou ao Forte?

    ResponderExcluir
  2. Acho muito difícil. Muito provavelmente ela tenha os levado ao Midway Mall, o POINT cultural e histórico de Natal! ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Ome, desde quando os governantes daqui se preocupam seriamente com a preservação cultural? Vamos morrer doidos pensando nisso. É um absurdo, mas para mim, tá sem jeito. É um descaso cultural, sabe? Vendemos tudo. Natal é uma cidade dos outros, dos forasteiros, de quem chega e muda o seu curso... Nascemos assim e morreremos assim. Posso ser até pessimista nesse julgamento, mas considero quase impossível reverter este cenário. Fato.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Polliana, e é assim com a saúde, educação, transporte, segurança...

    ResponderExcluir
  5. Cara, ri muito. Mas quero conhecer o forte´já tem um tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Éverton, espero que quando você vier a conhecer o Forte-(...alto e musculoso ???), alguma alma caridosa ja tenha tomado as dores dos Fracos -e oprimidos- patrimônios culturais de Natal.

    ResponderExcluir
  7. Forte ou fraco... a cultura daqui tá definhando cada vez mais. E eu já disse, não adianta apelar pra governantes. Tem que fazer por nós mesmo, do contrário morreremos doidos. Tenho dito.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de eu estar morando em Mossoró, me sinto envergonhado com minha cidade natal e capital do RN Natal. Em falar de conteúdo histórico e grandes acervos culturais, é só oq mais vejo aqui em mossoró... a cidade mais cultural do RN, salões abertos cheios de histórias de Lapião e seu bando e a famosa (e grande, muito grande) praça da cultura... sem esquecer o belo anfiteatro aberto ao publico. Mas não me gabo por isso, afinal minha cidade ainda é Natal, bela Natal, feia Natal.

    ResponderExcluir