quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Beba Norman Rockwell!


Assim como os milhões de internautas, meu primeiro "Bom Dia" na internet é dado ao Google. E vez por outra ele nos surpreende. Hoje ao acessar o grande oráculo, vi pela janela do computador um jovem casal - e um cachorro - se deliciando com o Sol. Ao clicar na imagem pude constatar a surpresa. Hoje é aniversário do fotógrafo, pintor e ilustrador Norman Rockwell.


http://www.rockwelllicensing.com/gallery/large/lg_A827.jpg
The Muscleman, 1941, por Norman Rockwell

Norma Rockwell nasceu em Nova Iorque em 1894, em consequência de um enfisema, morreu em 1978, aos 89 anos. A sua popularidade nos Estados Unidos, se deu por conta dos mais de 40 anos dedicados a ilustrar as capa - ao todo foram 321 - da revista The Saturday Evening Post. Por conta dessa popularidade, Norman chegou a pintar retratos de/para os presidentes norte-americanos Eisenhower, John Kennedy, Lyndon Johnson e Richard Nixon.



http://bhc3.files.wordpress.com/2009/11/richard-nixon-by-norman-rockwell.jpg
Retrato de Richard Nixon - Óleo sobre tela de Norman Rockwell

Conhecido pelos traços cuidadosamente firmes e cores bem distribuídas, Norman costumava desenhar as vestes dos seus personagens separadas do esboço, e só depois "vesti-los". A figura escolhida pela Google para homenagear o pintor, reflete o começo da sua carreira, quando se dedicava a pintar a inocência das crianças. Conforme seus traços foram evoluindo, seus personagens assim também o faziam. No entanto, ainda quando os personagens eram adultos, eles remetiam à criança que todos nos um dia fomos.


http://farm4.static.flickr.com/3624/3449553273_297d0fe3ce.jpg
The Problem We All Live With, (1964-65), por Nornam Rockwell

Uma das pinturas mais famosas e polêmicas de Rockwell, é The Problem We All Live With, (1964-65), onde é retratada o primeiro dia de escola de Ruby Nell Bridges, a primeira criança negra a frequentar uma escola com crianças brancas, em Nova Orleans. Detalhe para os policiais que a escoltavam, e as marcas de tomate na parede.


http://www.bradanovic.cl/cocacola.jpg
Ilustração para a Coca-Cola feita por Norman Rockwell

Norman Rockwell também trabalhou durante muitos anos como ilustrador das campanhas publicitárias da Coca-Cola.


2 comentários:

  1. Caro Alex,

    Você, eu e mais uns tantos milhões neste mundo cibernético costumamos cumprimentar o Google, logo após escovar os dentes.
    Nossa surpresa com a singela imagem do oráculo, neste 3 de fevereiro, nos une na admiração pela arte genial de Norman Rockwell.
    Segundo Walter Benjamin a arte mais perfeita é a fotografia, já que o olho da câmera capta um instante único, irreproduzível. Fico a pensar o que diria Benjamin do pincel de Rockwell.
    A arte sublima a vida. Por essa e outras coisas que nos fazem tanto bem.

    Carlos Lima

    ResponderExcluir
  2. Carlos, O Walter Benjamin até que esta certo quanto aos méritos da fotografia - a qual sou fascinado. Só penso que o pincel - e aí entra o Rockwell - também capta instantes únicos, irreproduzíveis. Prova disso são as inúmeras obras de Dali. Quem poderia reproduzir tais instantes únicos que se passaram na cabeça dele, se não ele mesmo? O próprio "The Problem We All Live With", foi retratado por Rockwell de uma forma que dificilmente alguem poderia copiar.

    A arte é um elemento fundamental a vida. Matar-se-á a arte e um genocídio se iniciará.

    ResponderExcluir