quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Meu tâmbler é aqui (1)

Sheldon e Amy ("The Lunar Excitation" (3x23 Season Finale) de The Big Bang Theory)


"Eu não me oponho ao conceito de divindade, mas estou confusa com a ideia de uma que cobre presença."
(Amy, "namorada" de Sheldon, falando sobre encontros, Deus e igreja)



3 comentários:

  1. É curioso a série que trata de nerds cientistas, não expressarem alguma ideia se quer a favor do ateísmo, mas pelo contrário, atiçar ainda mais a dúvida: "Nossa, Sheldon que é super-inteligente, nem se quer demonstra desafeto sobre essa 'divindade'". Do contrário, fala "My lord" várias vezes. Seria apenas um vício linguístico? Claro, umas gracinhas aqui e ali com a mãe fanática religiosa do Sheldon, mas seria alguma mensagem que o diretor quer nos passar a favor do Criacionismo? Eu já pensei nisso, já levei essa discussão até pra a comunidade de TBBT no orkut, onde quase fui expulso e pisoteado por um monte de nerds ateus-fundamentalistas.

    Talvez eu esteja exagerando. Não Sheldon não é crente. Mas também não é ateu. Provavelmente agnóstico ( e a "namorada" dele tbm).

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que o diretor queira passar mensagem alguma. Na verdade, não acho TBBT um seriado tão profundo, nem muito menos complexo, não é "coisa de nerd" e nem filosófico... é APENAS um sitcom. Feito prar rir (ponto). Se eu estivesse na comunidade do TBBT e você levantasse um questionamento como esse, talvez, eu o pisoteasse também (rsrsrsrs), mesmo não sendo nerd-ateu-fundamentalista.

    Primeiro que a ciência não é o antônimo de religião. Uma não anula nem depende da outra para sobreviver. Há cientistas que professam uma religião, seja ela qual for, e há, inclusive, os que não professem religião alguma. Há quem encontre na ciência as respostas e as perguntas sobre Deus... Há quem encontre as dúvidas. No fundo, tudo não passa de uma escolha de crença.

    Sheldon pode falar "My lord" como reflexo da criação cristã-protestante-fundamentalista-texana que teve. O que não quer dizer que ele acredite ou deixe de acreditar num Deus. O mesmo serve para os outros personagens. Raj, por exemplo, não anula, muitas vezes, as suas raizes e a religião hindu. Por mais que ela esteja mais ligada a sua etnia do que necessariamente a uma "escolha" de crença, bem como Wolowitz.

    Enfim, acredito que o seriado não é sobre religião, nem muito menos sobre a "guerra santa" travada durantes séculos entre a religião e a ciência. Uma guerra que ja foi comprovada por "A + B" ser completamente sem sentido. No fundo, no fundo... A guerra ocorre na cabeça dos fundamentalista, sejam eles cientistas, religiosos, humanos, macacos, ou até mesmo fãs de um sitcom norteamericano.

    PS: Um cientista, por ser cientista, não é obrigado a ser evolucionista, nem muito menos criacionista. O evolucionismo não anula o criacionismo, uma vez que o mesmo não versa sobre a ORIGEM da vida. O evolucionismo fala da evolução, partindo do pressuposto da existência, seja qual for seu ponto de origem. Um cristão, por exemplo, não é obrigado a ser criacionista, nem um cientista um evolucionista. Existem vertentes e subvertentes em ambos os lados. Repito: o problema são os fundamentalistas, que com seus fundamentalismos, não fundamentam nem o fundo das suas calças.

    ResponderExcluir
  3. Mas é isso... não posso generalizar os fatos, mas vc sabe q eh assim... ta cheio de fundamentalista por ai, e o problema é exatamente esse (ou não)... Enfim, meu debate na comunidade foi em vão e no fundo eu ja sabia. Mas no fundo no fundo, eu tbm queria alavancar uma discussãozinha calorosa hahaha. Afinal, lá eu não levantei nenhuma falsa verdade... apenas hipóteses xD

    ResponderExcluir