terça-feira, 1 de junho de 2010

Mar Adriático (primeiro mar)

Mar Adriático é um braço do mar Mediterrâneo que banha a Itália, a Eslovénia, a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, o Montenegro e a Albânia. Nele se localizam as ilhas Jónicas e Dámatas, paralelas à costa. Ao norte fica o golfo de Veneza que outrora chegava até Ádria, cidade que deu o nome àquele mar.


Quatro dias após ter fixado o bilhete de despedida, na placa próxima ao porto, Alberto atracou. Tudo por causa daquela vista. Os cabelos dela possuíam uma ondulação digna dos grandes mares bravios enfrentados pelos primeiros navegadores. Eis o primeiro mar, dos sete, que Alberto pôs-se a desbravar.

A rua principal da pequena cidade, composta por imigrantes italianos, estava bastante movimentada, mesmo já havendo passada a hora costumeira em que as famílias jantam. Alberto procurava um albergue, pousada, praça, marquise... Qualquer teto que desse o mínimo de sombra aos primeiros raios de sol que surgissem. Nunca conseguiu adquirir o hábito de acordar cedo. “Gosto de dormir até acordar”, costumava dizer aos que o chamavam de preguiçoso.


“-Lindos cabelos.”

“-Obrigado”, respondeu secamente.
“-Posso saber seu nome?”
“-Não.”

“-Me chamo Alberto.”
“-E eu com isso?”
“-Calma, moça. Bela e brava... Lembra-me os grandes mares pelos quais navego.”
“-Logo se vê um marujo de primeira viajem... Sempre tentam bancar o capitão. É melhor tentar ancorar em outro porto.”
“-Espera! Não conheço ninguém nessa cidade. Sequer sei o nome dela. Poderia ao menos ter a gentileza de me indicar um local para dormir?”
“-Olha, já estou te dando papo demais. A última coisa que eu vou te dizer, é que existe uma pousada no fim dessa rua...”, nesse momento a mulher tirou da bolsa um pedaço de papel e com um lápis de olho escreveu. “-Toma - entrega o papel -, dizem que é barata e vagabunda. Talvez faça seu tipo...”. E com isso saiu a passos largos.


Alberto calou-se diante do mar revolto que acabara de encontrar. Seus olhos continuavam seguindo aquela mulher. Alberto não desistiria. "Em certos dias, mesmo os mares mais bravios, descansam, e sopram as velas auxiliando os homens do mar", pensou.

Quando as curvas daquela mulher sumiram nas curvas de uma esquina, Alberto lembrou-se do papel. “Hotel Pousada Sossego”. Depois da tempestade, a calmaria - é o que costumam dizer. Dobrando o papel para pôr no bolso da calça, Alberto percebeu que no verso havia algo escrito:


2 cebolas
3 tomates

Manteiga

Café

Sabão


PS: Adriana, diga a Seu Olavo que na próxima semana eu passo pra quitar a dívida no caderninho. Não se esqueça de olhar em quanto está.


Adriana...

5 comentários:

  1. Longa jornada, Alberto! Boa sorte, amigo. Tudo vai ser inesperado. Afinal, mulheres...

    ResponderExcluir
  2. Adriana e mar adriático...portos instáveis.
    Gostei dos dois. =]

    ResponderExcluir
  3. Ah, ela cede.
    Eu quero ver ela cedendo.
    Continua!

    ResponderExcluir
  4. Ah, suas narrações são instigantes, pretendo ler todas...! Criativíssima escolha das palavras e colocações!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelos comentários, pessoal!
    .
    Estou esperando que Alberto me mande notícias para que eu possa voltar a escrevê-las. Nem sempre o serviço dos Correios é eficiente...

    ResponderExcluir