terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Simples e complexo, como uma torta de maçã


Incrivelmente os melhores filmes que eu já assisti foram aqueles dos quais eu nada – ou quase nada – sabia. Foi assim com Perfume, O Cheiro do Ralo e Entre o Bem e o Mal.


http://www.casablancafilmes.com.br/loja/imagens/produtos/291/Screenshots/aple_05.jpg

Comecei a assistir Entre o Bem e o Mal (Título Original: Adam’s Apple) sem saber absolutamente nada sobre ele, sem se quer ler uma sinopse.


http://www.casablancafilmes.com.br/loja/imagens/produtos/291/Screenshots/aple_04.jpg


De cara o filme tem uma estética linda. Excelente fotografia. E apesar de girar em torno de praticamente dois cenários (a igreja e o hospital), e com um elenco que poderia se resumir em cinco pessoas – exceto por alguns poucos figurante que mal formariam um time de futebol - o filme em momento algum perde ritmo. É simples e complexo, como uma torta de maçã.


http://www.casablancafilmes.com.br/loja/imagens/produtos/291/Screenshots/aple_01.jpg


O inesperado, o incrível, o surreal, e até o clichê se juntam para compor esta belíssima obra dinamarquesa do diretor Anders Thomas Jenses, que escreveu junto com Lars Von Trier o atual e polêmico Anticristo.


http://www.casablancafilmes.com.br/loja/imagens/produtos/291/Screenshots/aple_07.jpg


Adam (Ulrich Thomsen) é um skinhead recém saído da prisão, e que cumprirá pena prestando serviços comunitários em uma pequena igreja dinamarquesa, conhecida por acolher e reabilitar criminosos como o pervertido sexual Gunnar (Nicolas Bro) e o terrorista Khalid (Ali Kazim). Sobre os cuidados do pastor Ivan (Mad Mikkelsen), cada condenado tem uma missão a cumprir durante sua estadia. Adam escolhe fazer uma torta de maçãs. E nada poderia ser mais simples do que uma deliciosa torta de maçãs.



Sobre o diretor: Anders Thomas Jensen nasceu em 6 de abril de 1972, na Dinamarca. Estudou programa para roteiros na Escola Nacional de Cinema da Dinamarca e ainda estudante escreveu seu primeiro trabalho para a televisão. Estreou profissionalmente em 1996 com curtas, conseguindo uma indicação ao Oscar por Ernst & Lyset. Mas só ganhou esse prêmio em 1999 com o curta Valgaften. Depois de escrever vários roteiros, estreou como diretor em 2000, com Blinkend lygter. Adam’s Apples foi premiado no Festival de Hamburgo. Participou da 24ª Mostra como roteirista do filme O Rei está Vivo, de Kristian Levring.



Veja aqui o Trailer

5 comentários:

  1. ah ALex, Vc esqueceu de falar da cara de 'anh?' predominante no filme e nos espectadores.

    ashaiuhsoiuahsiuhaish

    =)

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim...como pude me esquecer da cara de "What a Hell?" que todos nós ficamos durante todo o filme? E que pode muito bem ser ilustrada pela primeira foto (Adam olhando para a macieira) desta postagem! HAHA!

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu um tanto quanto interessante... :) Até porque... tortas de maçã são deliciosas ;)

    ResponderExcluir
  4. Adoooro esse filme!!
    awee...nao sou so eu que fico fazendo essas caras de " ?? "

    ResponderExcluir