segunda-feira, 22 de junho de 2009

Olha o passarinho...

Por Alex Rodrigues Calango

Se você acha que eu vou falar sobre fotografia, aves exóticas, pornografia, ou até mesmo c
ontar uma piada sobre japonês, pode fechar essa página e se encaminha para o site relativo a esses assuntos mais próximo da sua URL.

O que eu me proponho a falar aqui é sobre o fenômeno (não, não é o Ronaldo), que mais tem mobilizado a esfera social da WEB 2.0, o TWITTER. Há algumas poucas semanas eu não agüentava mais ouvir falar nesse tal de “TUITER”, achava uma babaquice, perda de tempo, e que esse seria mais um inutilitário presente no grande espaço cibernético das redes sociais. Quebrei a cara.

Fui forçado a aderir a esse BOOM! – uma vez que na institucional onde estou estagiando, o Twitter é uma das poucas coisas que não são bloqueadas. Fato é que como estudante de Comunicação Social, em pouco tempo me impressionei com a dinamização e a praticidade informacional dessa ferramenta. E o que mais me chamou a atenção é a democratização da informação através desse meio. Em pouco menos de 5 minutos eu recebo notícias locais através do perfil do jornal Tribuna do Norte (@tribunadonorte) e do No Minuto (@Nominuto), acompanho decisões e ações dos Ministérios da Cultura, Trabalho, e etc. recebo informações mundiais, antes mesmo de chegarem aos impressos, ou as TVs, leio ótimos artigos sobre cultura e afins, postados no Digestivo Cultural (@Digestivo), enfim, a forma como eu consumia informação foi drasticamente mudada, pra melhor.



O receio gerado em muitos é de que o Twitter se transforme em um Orkut, onde a maior parte das pessoas participa de forma pouco proveitosa, jogando conversa fora ou espiando a vida de terceiros, sem citar os fakes e os vírus. Ok, ok, o Orkut tem lá seus méritos e suas vantagens, e foi criado inicialmente como uma rede privada de relacionamento, onde convites para aderir a rede, chegaram a ser negociados (lê-se: vendidos) pela web. O mais curioso de tudo isso é que o Twitter fez o caminho inverso. Criado com a proposta de realmente ser algo inútil, “What are you doing?” é a pergunta feita para o usuário, que tem 140 caracteres para dizer “O que esta fazendo”. Muitas celebridades aderiram a essa “ordem” a fim de manter os fãs atentos ao seu dia-a-dia. Todavia essa “ordem” é desconsiderada pela maioria dos usuários, que utilizam o campo de digitação para divulgar links de matérias, tutoriais e outros utilitários da Web.

Alvo de severas críticas e adocicados elogios, o Twitter (bem como outras ferramentas de redes sociais) nos devolve o livre arbítrio no campo das informações, campo este que a muito havia sido abalado pelo fenômeno da mídia massificada. Não quero dizer com isso que o Twitter seja um DEUS da Web, um libertador, um Neo, não... muito pelo contrário, ele pode ser o mais tirano dos ditadores virtuais, e pra isso, basta que o usuário se vista de preto, lhe dê um chicote, peça que ele se vista de Dominatrix e te diga o que fazer, ou melhor, que você diga a ele o que você esta fazendo...What are you doing?

6 comentários:

  1. Eu sou responsável pelos seus textos *___*

    ResponderExcluir
  2. Que bom né?! ...só não esqueça que eu também tenho uma pequena participação nos meus textos...mesmo que seja só escrevendo! ^o)

    ResponderExcluir
  3. Aee, até que enfim pode comentar ;P
    Rapaz, eu concordo com tudo. O Twitter pode sim ser uma coisa bestinha e tal, mas as pessoas tão fazendo dele uma ferramenta poderosa! Ao contrário do Orkut, como você falou :)

    E adorei o final do texto! ahahhahaha ;D

    ResponderExcluir
  4. Doido! Tu fala bem de mais da conta lol ...
    eu estava assim como você nessa vai não vai com o "tuiter"... tinha recebido uns 3 convites antes de embarcar nessa "nerdisse" ...
    mas cá estou! Follow-me que ja estou te seguindo xDDD

    http://twitter.com/hesmart

    ResponderExcluir
  5. não entendi o coment da Suy .____.

    anyway... depois desse belo texto vc bem q poderia botar o link do seu twitter pra ganhar mais uns seguidores hein?!

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo elogio Héssed, espero ser tão bom com as palavras, como você é com as artes gráficas! hahah.
    .
    AH! e sobre o coment da Suy, é que foi por "culpa" dela que eu fiz jornalismo...se não talvez estivece fazendo Eng. da Computação...hahah!
    .
    RAPAZ e quanto aos seguidores, eu vou começar a sortea pipocas Bokus e otras cocitas más... pra entrar na onda do Luciano Huck e outras figuras da Twittosfera!

    ResponderExcluir