terça-feira, 27 de outubro de 2009

De Josés e de Jesus

Na conversa – publicada no site Expresso e postada no Substantivo Plural – entre o teólogo José Tolentino e o escritor José Saramago, quem mais me convence da existência de Deus, é o segundo José. Li o diálogo acompanhado de algumas boas doses de gargalhadas. Afinal, Saramago com seus 87 anos ainda parece ter a natureza de um menino de 10, quando por puro vício de “menino buchudo”, no auge do debate acalorado – mas com uma cordialidade cavalheiresca – ele solta uma declaração para tirar o José Tolentino do sério. Quando o Tolentino tenta se explicar, Saramago solta um “-Estou na brincadeira, homem!”. No fim das contas, eu quase cheguei a conclusão de que um José era ateu, e o outro cristão.

_______________________________________________________________________________________

José Saramago "- Assim é. Dois homens de boa fé sempre se podem entender."

http://www.substantivoplural.com.br/wp-content/uploads/2009/10/sara.jpg


JTM - Mas podíamos tirar qualquer afirmação de um dos seus livros e colocá-la no livro dos paradoxos universais.

JS - Não me importaria nada. Mas ficaria muito desgostoso se incluíssem uma frase minha no livro dos disparates. A Igreja insiste em que há que fazer uma leitura simbólica dos textos bíblicos. Os crentes e leitores da Bíblia estão instruídos, educados, treinados, manipulados para aceitar aquilo que...

JTM - Porque diz manipulados?

JS - Porque é assim. A palavra é essa. Quer outra palavra? Eu dou-lha.

JTM - É muito importante perceber que os cristãos são criados por liberdade, por amor à liberdade.

JS - À liberdade? Mas o que é que a história da Igreja, e do catolicismo em particular, tem que ver com a liberdade?

JTM - Tem tudo a ver com a liberdade.

JS - Ai sim? Curioso!

JTM - Foi para a liberdade que Cristo nos libertou, afirmou um homem como Paulo de Tarso.

JS - Deixe Cristo em paz!

Leia mais

3 comentários:

  1. Ok, mas "Ensaio sobre a cegueira" é um livro do car#$#%%#*. Só para constar.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, ainda não li. Ja fiquei balançado pra comprar, mas no momento preciso desentulhar minha pilha de "livros para lêr". Mas se JALMIR diz que é bom... quem sou eu pra discordar? hahha

    ResponderExcluir
  3. gostei da colocação "deixe cristo em paz." Muitos cristãos estão merecendo ouvir isso.

    ResponderExcluir