quarta-feira, 6 de maio de 2009

Oinc, atchin... saúde!

Por Alex Rodrigues

Quando era criança, devido a pressões culturais (pois nunca fui muito chegado a futebol), cheguei a me dizer torcedor do Corinthians. Aos 11 anos passei férias em Brasília com uma parte da minha família, que é Adventista do 7º Dia. Mas nenhum desses fatores me fez ter tanta raiva de porco quanto os últimos dias.

Essa tal de gripe do porco é de lascar, não se fala em outra coisa que não seja a dita cuja.
Mas o que tem me deixado doente não é a “influenza suína”, mas sim o destaque dado pela mídia alarmista, sensacionalista e amante de cenários apocalípticos. E o pior é que muitos veículos sérios suitaram (ou seria “suináram”) esse apo[r]calipse midiático.

Existem doenças (patológicas ou não), que matam muito mais do que um “porco com falta de vitamina C”, e que não recebem a devida atenção da mídia. E na máxima que persegue o nosso jornalismo de: “divulgar primeiro e pesquisar depois”, o povo anda com medo até de comer salsicha e acabar ficando gripado.
Talvez eu esteja sendo ignorante, ou esteja sendo “influenziado” por pensamentos de “teorias da conspiração”, mas nada me tira da cabeça que existe algo por trás de todo esse alarde. Já ousei demais em pensar que possa haver algo por trás de tudo isso, não serei presunçoso em tentar dizer o que seria, apenas penso que algo não cheira bem, e não é o coitado do porco que sempre leva a pior, que o diga o Coringão.

6 comentários:

  1. Dando uma de curintiano logo nessas horas meu filho?! ¬¬ Se não tá cheirando bem.. claro que a culpa não é do pobre do porco.. [Nada ignorante você hein?!] Nem é mais um 'porco com falta de vitamina C', agora é gripe A.. :P

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amigo, uma teoria, talvez vc tenha pensando nisso, é de que os empresários de carne bovina, observando a queda nas vendas, tenha financiado as mídias para influenciarem a população a evitarem comer carne suína. logo, fazendo as vendas de carne bovina aumentar.

    Por outro lado, veja bem, o porco é mascote do palmeiras e, o mascote do 'curintians', é um dos três mosquiteiros, aqueles das historias medievais.

    ResponderExcluir
  4. É como eu digo pra meus amigos... de acordo com a midia vamos todos morrer de espirro... ;P

    ResponderExcluir
  5. viva o porco!
    mascotao do verdao!
    verdao ta em alta...quero derrubar o porco!
    =/

    ResponderExcluir
  6. Foda é quando chamavam gripe mexicana. Gripe do porco ainda é péssima. Agora é gripe "num-sei-que-letra-da-vez". Mas sobra algo de bom no post: Curíííííííntchiaaããããããns!

    ResponderExcluir