sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Feijoada e Carpaccio.

http://danbrazil.files.wordpress.com/2008/07/estomago.jpg

A melhora dos filmes brasileiros é notória e indiscutível.

Depois de rir com o humor suave de "Tapete Vermelho", de me orgulhar pela direção de "Ensaio Sobre a Cegueira" e me surpreender com "Saneamento Básico - O Filme", agora fico sem palavras pra descrever a maravilha que é saborear esse filme de Marcos Jorge.

Estômago, é um drama cativante que definitivamente te "pega pelo bucho".
O "cearense"/"paraibano" Raimundo Nonato (João Miguel), descobre seu talento com a comida, ao cumprir a saga de muitos nordestinos, tentando ganhar a vida no "sul".

Entre coxinhas e gorgonzolas, "Marias Loucas" e Negrones, você se sente envolvido por esse nordestino cativante, que se apaixona por Íria (Fabiula Nascimento), uma prostituta esfomiada, [com direito a ambiguidades e tudo mais] e aprende a arte de cozinhar.




Estômago, poderia ser descrito como uma mistura do que há de mais fino e mais grosseira no cinema brasileiro.
Uma espécie de caviar com cana, whisky 12 anos com cuscuz com leite, vinho do porto com picadinho....

Na verdade, a história de Raimundo Nonato, me lembra bem o francês pitoresco Jean-Baptiste Grenouille da obra de Patrick Süskind, "O Perfume", publicado em 1985, e lançado no cinema em 2006 com nome de, "Perfume - A História de Um Assassino".

Acho que ja matei a minha fome de escrever sobre esse prato cheio de técnica, roteiro, atuação e culinária.

Boun Apettit!







2 comentários:

  1. Tapete Vermelho é massa. Uma das cenas que eu acho mais interessante quase ninguém percebeu...

    =/

    é na transição de uma cena para outra, faz- silência e a câmera enquadra numa daquelas vendas de interioir no meio do naaaaaada, mas adidvinha quem estava lá brilhando em um letreiroa: a Coca-Cola. achei massa. enfim...

    dos que você citou, só assisti esse. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Em Tapete Vermelho, uma das cenas que eu achei mais legal, foi a do grupo de ciclistas com o "pinico" na cabeça... morridirri.

    E os outros...se você não viu..eu recomendo...!

    VIVA O CINEMA BRASILEIRO, E A LEI DE INCENTIVO AO AUDIOVISUAL! \o/

    ResponderExcluir